Capacidade de Suporte do Açude Castanhão
O projeto Capacidade de Suporte do Castanhão é executado no âmbito do Programa Cientista Chefe Recursos Hídricos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH). O projeto visa analisar, através de
estudos de campo/laboratório e modelagem matemática, a capacidade de suporte do açude Castanhão (6,7 bilhões de m3) com relação às cargas de fósforo, bem como investigar o impacto de diferentes medidas de remediação e da transposição do Rio São Francisco.
No projeto propõe-se o desenvolvimento de um novo modelo matemático que pretende prever a intensidade e duração das cargas internas de fósforo advindas do sedimento, em função de diferentes níveis de acumulação de água, estratificação térmica, oxigenação da coluna de água e composição do sedimento. Em consonância, serão analisados os cenários de alterações das condições hidrológicas e de qualidade da água em virtude da transposição do Rio São Francisco. O projeto tem o potencial de promover avanços tecnológicos e científicos na área de recursos hídricos ao simular impactos de diferentes cenários. É prevista a colaboração com pesquisadores do Leibniz-Institute of Freshwater Ecology and Inland Fisheries (IGB), Berlim, Alemanha.