Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará: Planejamento de Secas para os Hidrossistemas
A pesquisa propõe-se a desenvolver um Planejamento Proativo de Secas, de modo a lidar com as secas recorrentes no Ceará, visando a convivência da população cearense com o semiárido, onde a seca tem aumentado em severidade, intensidade e duração. O plano integra a gestão de recursos hídricos, visando a operacionalização de hidrossistemas e vales perenizados, com foco na mitigação dos impactos da seca. A pesquisa envolve análise da variabilidade climática, modelagem do balanço hídrico, avaliação do impacto das mudanças climáticas e planejamento de ações. O plano de gestão de secas visa monitoramento, previsão, análise de vulnerabilidade, beneficiando a população cearense e os diversos usos da água.
O objetivo geral deste projeto é elaborar Planos de Gestão Proativa de Seca dos Hidrossistemas e Vales Perenizados do estado do Ceará, proporcionado inovação de métodos, técnicas e instrumentos de trabalho e de estrutura organizacional para a promoção da Política de Gestão Proativa de Secas no Ceará.
Objetivos específicos
Os objetivos específicos deste projeto são:
OE1: Prover os órgãos gestores de estratégias metodológicas para o desenvolvimento de planos operacionais de seca.
OE2: Prover planos de ações com embasamento técnico e científico para os hidrossistemas, servindo como instrumento de adaptação aos extremos climáticos de seca.
Justificativa e benefícios
Os beneficiários diretos deste projeto são os atores sociais conectados aos hidrossistemas e vales analisados, pois os estudos e ações a serem desenvolvidos no âmbito desta pesquisa proporcionam o aumento da segurança hídrica para o abastecimento urbano, para os usos econômicos e para os usos ecossistêmicos da água.
Os beneficiários do planejamento proativo de secas são todos os usos da água dos hidrossistemas e vales e sua população, pois terão a identificação de soluções relativas à infraestrutura hídrica e medidas de conservação de água, assim como mecanismo de promoção do uso da água eficiente economicamente e socialmente justo.
É também beneficiário deste estudo o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará, no sentido de sedimentar práticas de gestão proativa de secas, como política pública, rompendo com a gestão de crise que marca a história da gestão de recursos hídricos no país.