Segurança hídrica malha d’água
Projeto de iniciativa do Governo do Estado do Ceará e idealizado pela Secretaria de Recursos Hídricos, o Malha d’Água consiste no adensamento da rede de adutoras do estado, que, conectando reservatórios de maior porte aos centros urbanos, pretende garantir maior segurança ao abastecimento das populações.
Os Sistemas Adutores definidos em projeto e os mananciais que os alimentam devem assegurar o abastecimento das cidades, retirando-se, portanto, dos demais reservatórios do estado e dos cursos d’água a responsabilidade pelo abastecimento humano e permitindo, assim, melhor gestão dos usos da água.
Com horizonte de projeto para o ano de 2041, o Malha d’Água teve sua concepção iniciada em 2016, estando atualmente definidos os sistemas adutores, com os 13 respectivos mananciais de captação e as municipalidades abastecidas por cada sistema.
Os mananciais de captação estabelecidos para cada sistema adutor correspondem em cada caso a um ou mais reservatórios já existentes ou em planejamento, ou ainda a canais, como o Eixão das Águas, abastecido pelo Açude Castanhão, ou trechos já executados do Cinturão das Águas, que deve receber aporte da Transposição Rio São Francisco.
Ao procurar atender à demanda de abastecimento de uma população de projeto de mais de 6 milhões de pessoas, o Malha d’Água abrange todas as regiões do estado, onde estão representados os 39 sistemas de adutoras concebidos com os respectivos mananciais (reservatórios ou canais).