Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Cientista Chefe – Recursos Hídricos

Área do conteúdo

Sobre

O Programa Cientista Chefe Recursos Hídricos, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), objetiva a integração estratégica entre a Universidade Federal do Ceará, Governo do Estado do Ceará e instituições do setor dos recursos hídricos (SRH, COGERH e CAGECE) para identificar os principais problemas tecnológicos nas áreas de oferta, demanda e conflitos, prospectando soluções. O Professor Francisco de Assis Souza Filho, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará, é o Cientista Chefe de Recursos Hídricos do Estado do Ceará.

O Programa Cientista Chefe da área de recursos hídricos  surge a partir do Termo de Cooperação Técnico Científico com a Universidade Federal do Ceará – UFC com a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará – SRH. O plano contempla seis eixos de atuação da secretaria: Desenvolvimento Institucional, Estudos e Projetos, Gestão Participativa, Instrumentos de Gestão, Monitoramento e Operação e Manutenção. Visa ainda identificar mudanças tecnológicas disruptivas que modifiquem o contexto tecnológico da gestão de recursos hídricos e que possam vir a ser desafios ou oportunidades para a gestão e traçar estratégia de adaptação do sistema a estas novas tecnologias.

Histórico Prof. Assis Filho

O Prof. Assis é docente do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará e pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, com ênfase em: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios e qualidade da água. Pesquisador associado do Columbia Water Center, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Foi coordenador do programa de pós-graduação em recursos hídricos, saneamento e geotecnia (POS DEHA) no período 2011-2015. É membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Ambientais do CNPq, da Comitê Assessoramento da FUNCAP e serve como analista de projetos para diversas Fundações Estaduais de Apoio a Pesquisa. Coordena o Grupo de Pesquisa “Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica” da UFC.

Serve como editor e revisor em diversas revistas nacionais e internacionais. Realizou palestras em plenário de diversos eventos nacionais como simpósios e congressos nacionais e regionais, no Senado Federal, Câmara dos Deputados, Agência Nacional de Água e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros. Assim como, foi convidado para palestra em eventos internacionais em universidades, entre outros, na Columbia, Harvard e Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Foi funcionário da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), 1994-2007, tendo participado da implantação da mesma como chefe do departamento de estudos e projetos. Foi Gerente de Planejamento Técnico da Secretária de Recursos Hídricos do Ceará responsável pela coordenação técnica dos projetos do Banco Mundial Prourb, Proagua e Progerirh(1999-2001). Foi Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), (2001-2006). Foi Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR),(1995-2003). Foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e presidiu a Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos durante a elaboração do Plano Nacional (2005-2006). Foi Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (2008-2009). Desenvolveu projetos como coordenador de projetos e redes com diferentes organizações nacionais e internacionais entre estas: CNPq, FINEP, ANA, CGEE, ONS, FUNCEME, Ministério da Integração e Banco Mundial e regionais COGERH (Ce), CAGECE(Ce), COMPESA (Pe), APAC(Pe).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728748U9 – lattes

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo